terça-feira, 15 de novembro de 2011

Utilizar ou não IDE? Parte 1.

Por que usar ou não IDE(Integrated Development Environment), eu particularmente gosto de utilizar IDE, para programar em Java, Utilizo Eclipse e Netbeans, O uso de IDEs é aconselhável  para desenvolvimentos em projetos, e para empresas que desejam ter agilidade no desenvolvimento, devido a diversas facilidades que a IDE proporciona, mas na minha opinião para estudo você tem de fazer tudo no braço, por exemplo para estudar a Linguagem C, Meu S.O é o Ubuntu , e utilizo o gedit(editor de texto simples do Linux) , Ele me fornece varias coisas embora simples, destaque em cores na sintaxe da linguagem, numero de linhas para melhor localização de processos de linhas do código fonte, e o utilizo o terminal do Linux juntamente GCC nativo do Linux, executando  o comando gcc -c arquivo.c  -o arquivo, e para executar  ./arquivo, pois para aprender realmente devemos fazer no braço. Abaixo imagens do gedit e da IDE Netbeans, logo depois uma pequena enquete que fiz com dois amigos sobre o assunto:

Gedit no Ubuntu:

 















 Netbeans no Ubuntu:














Enquetes sobre o uso de IDEs:

Emanuella Gome, Grupo COMSOLID, Estudante de Ciência da Computação, IFCE Campus Maracanau:
Você gosta ou não de usar IDE para desenvolvimento?
Gosto de IDE sim
Qual IDE você usa?
Uso Eclipse e Netbeans
Qual Linguagem você desenvolve?
Desenvolvo em Java, mas não profissionalmente
Quando faço um 'hello world'... Hehehehe
Em quais momentos você acha que não precisa usar IDE para desenvolver?
Geralmente, não uso IDE pra programas com algoritmos simples... Sem muitas divisões!

Ryan Fernandes, Estudante de Sistemas de Informação FLF:
Você gosta ou não de usar IDE para desenvolvimento?
Sim
Qual IDE você usa?
Melhor eu acho que seria eclipse
Qual Linguagem você desenvolve?
Melhor que eu acho Java
Em quais momentos você acha que não precisa usar IDE para desenvolver?
Sempre deve-se usar IDE
Facilita muita e deixa mais rápido o processo de desenvolvimento
xD

Este foi o primeiro de alguns posts,deste assunto, obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário